Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Linhas de Pesquisa

Escoamento Bifásico Líquido-SólidoEscoamento de Fluidos EstruturadosEscoamento de Fluidos Viscoelásticos e ViscoplásticosEscoamento em Meios Porosos e FraturadosReologia de Materiais Viscoplásticos, Viscoelásticos e EstruturadosTransferência de Calor em Meios Porosos

Modelagem matemática, simulação numérica e avaliação experimental de problemas envolvendo escoamentos particulados. Aplicações deste estudo relacionam-se com o processo de injeção de partículas sólidas obturantes para controle de fenômenos de invasão de fluido em formações porosas e/ou fraturadas, processo de formação de torta para análise de espessura de reboco particulado e raio crítico de invasão de fluido de perfuração, assim como análises de forças de interação na presença de fluidos não newtonianos.

3

Modelagem matemática e avaliação experimental de escoamentos de fluidos que apresentam estruturas que dependem do nível de solicitação e, portanto, possuem propriedades mecânicas dependentes do tempo, tais como géis. Os modelos matemáticos se baseiam nas equações do movimento e a avaliação experimental em aparatos construídos em laboratório. Exemplos de problemas: Reinício do escoamento de óleos parafínicos gelificados, escoamento e transmissão de pressão em fluidos de perfuração que se gelificam.

 

petroleo-parafinico

Elaboração de modelos matemáticos, solução numérica dos modelos e investigação experimental de escoamentos que envolvem fluidos viscoplásticos e viscoelásticos, tais como fluidos de perfuração de poços de petróleo e óleos parafínico. Exemplos destes escoamentos são: i) escoamento pela broca de perfuração; ii) força de impacto gerada pelo jato da broca no fundo do poço; iii) arrasto da coluna de perfuração na presença de cascalhos.

Linha de pesquisa - Viscoelastico e viscoplastico

Modelagem matemática, simulação numérica e avaliação experimental de problemas relacionados a perda de circulação em poços, a exemplo dos fenômenos de invasão, influxo e percolação de fluidos em formações porosas e fraturadas, assim como estudos para a detecção e caracterização de danos em formações permeáveis através de perfis de temperatura do poço e determinação de propriedades permo-porosas para confecção de matrizes porosas e fraturadas. Simulações numéricas empregam os métodos de volumes finitos e lattice Boltzmann.

2

Estudar o comportamento reológico e/ou mensurar propriedades mecânicas de materiais que apresentam propriedades viscoplásticas, viscoelásticas e tixotrópicas. A partir das medições são propostas equações constitutivas (relações entre o campo de tensão e de deformação) para representar o comportamento reológico dos materiais. Exemplo de materiais estudados: Géis, cremes, produtos alimentícios, petróleo, fluidos de perfuração, etc.

Linha de pesquisa - reologia

Modelagem matemática e simulação numérica de fluidos newtonianos e não newtonianos em meios porosos contínuos e poro-contínuos com abordagens de escalas micro e macroscópicas da ordem de grandeza dos poros e de fraturas. Os problemas estudados referem-se à convecção natural e mista em cavidades abertas e fechadas, com enfoque na modelagem da interface fluido-porosa. Simulações numéricas empregam os métodos de volumes finitos e lattice Boltzmann.

1

Responsive ThemeForest Wordpress Theme Avada bigtheme.net/wordpress/themeforest/323-avada BIGtheme.net